Amplificador Linear FM 30W




  Um amplificador de RF de média potência para FM é sempre essencial para o amador que quer reforçar pequenos transmissores, que provavelmente já montou! O presente circuito tem potência 25-30W, com entrada de 4-5 W.

  Como aparece no desenho analítico, o amplificador é fabricado com o TR1 transistor do tipo ΒLY89 da Phillips.

  O transistor é especificamente projetado para a operação em frequências de até 175ΜHz, com resultados muito bons. Suas características especiais aparecem abaixo:


· Tensão de operação: 18V

· Corrente do coletor: máximo de 3 5

· Ganho: Max 10dB

· Potência de Saída: 25-30 W

· Saída (ordem C):> 60%



  Os capacitores variáveis ​​C1, C2, com o indutor L1, constituem o circuito de coordenada que se adapta a saída do transmissor com o amplificador RF.

  O circuito foi calculado adequadamente, de forma a cobrir toda a banda FM com o maior rendimento possível.


  O indutor RFC1 polariza o transistor, de modo que funcione em modo C, isto é, com maior saída.


  O Indutor L2 no coletor de TR1 constitui a carga do amplificador, enquanto que o RFC2 evita a fuga de RF na linha de alimentação. O capacitor C2 e a resistência R1, protege o circuito contra auto polarização.






  O circuito de ajuste da saída, que é constituído pelo indutor L2 e os capacitores variáveis ​​C3 e C4, adapta a saída do amplificador de RF com a fase seguinte, que pode ser um amplificador de RF de potência elevada (> 100 W) ou uma antena. 











Lista de peças:


C1, C2, C3, C4 = 10 - 80pF

C 5 = 10nF

C6 = 1000pF

C7 = 100nF

C8 = 2200mF/35V

L1 = 1 volta com diâmetro de 10 mm, 1 mm

L2 = 7 voltas com diâmetro de 10 mm, 0,8 mm

L3 = 3 voltas com diâmetro de 10 mm, 1 mm
TR1 = BLY89

RFC = RF TSOK



  Se todos eles são inclui, você conecta a saída de seu transmissor (3-4W) na entrada do amplificador.

  A saída do amplificador você deverá conectar em uma carga (carga fantasma) ou na antena, através de um cabo de 50 ohms.

  Deve ser fornecido de 11-15V ao seu amplificador. A Fonte de alimentação deve fornece 20A real.

  Regular o capacitor variável 4 (C1-C4), até você obter a maior indicação de potência na saída. O amplificador está pronto.

  Nota: O TR1 precisa de um dissipador com dimensões de 5x10cm para operação livre de problemas. Este parafuso do dissipador do TR1 pode ser sem isoladores, se seu parafuso central tiver isolamento elétrico dos pinos restante.

Esquema de Transmissores para FM AM TV Radioamador Radioamadorismo Mike de Ganho Comprar Moduladores de Audio Filtros passa-baixa passa-alta passa banda Amplificador Linear 1kw Abertura de Rádios VHF UHF Manutenção PX Faixa do Cidadão Assitência Técnica em São Paulo Capital Santa Ifigênia Acoplador de Antena Fonte de Alimentação Projetos Antenas RIB Universal Projeto Diagrama Esquema Interface Motorola Propagação VHF UHF HF Manuais de serviço Download Mods

Voltar ao TOPO