Beacon - Batedor CW com PIC 16F84 (IK0WRB Keyer)

Descrição
Desde que algumas pessoas construíram beacons para VHF / UHF com base no meu “keyer”, esta página descreve como usar o IK0WRB Keyer. Primeiro de tudo, note que nenhuma modificação é realmente necessária para todas as versões do keyer, porque a função de beacon já está imbutida. Você simplesmente irá gravar a sua mensagem de beacon na memória, então entre no modo beacon (chave rotatória na posição "6" ou "B" uma das duas). 
Entretanto, se você quiser usar este keyer como beacon somente,
 você pode economizar alguns componentes, simplificando o circuito. Você também pode armazenar a mensagem a ser transmitida diretamente no chip, durante a programação, sem usar um batedor de CW. Você também pode salvar a chave rotatória, o botão e o LED bicolor (o alto-falante é totalmente opcional, a menos que você queira manter acordado alguém que você odeia). Na verdade, você só precisa de uma bateria, ou entrada de energia DC e o cabo de saída. Talvez você possa usar um LED vermelho, apenas para monitorar se tudo está funcionando bem. 
Outra possibilidade é a saída do pino 2 diretamente ligado em um oscilador a cristal, o que seria o drive do transmissor do beacon.
 Neste caso, o manipulador pode ser parte do circuito do beacon.

O circuito simplificado (para um beacon)




Como você pode ver eu adicionei um regulador de tensão, porque um beacon deve funcionar 24 horas por dia com alguma forma de energia constante, não baterias.

A lista de componentes
·         1 Microchip PIC 16F84 (ou 16F84A), de 18 pinos
·         1 transistor BC108, ou NPN semelhante (veja a tensão no seu plug transmissor TX)
·         1 chip regulador 78L05
·         1 cristal 0,5-4 MHz (veja abaixo)
·         2  capacitores de 22 pF, 15 V
·         1 capacitor de 330 nF, 50 VL
·         1 capacitor de 100 nF, 50 VL
·        1 resistor de 470 Ohm, 04/01 W
·         
1 resistor de 100 kOhm, 1 / 4 W
·         2 resistores de 10 kOhm, 1 / 4 W
·         1 LED vermelho
·         1 tomada de saída
·         1 interruptor
·         1 conector (DC 6-35 V)
·         (Opcional) de 200 mW alto-falante e um interruptor.

O programa

O programa utilizado para o beacon é totalmente diferente do programa do keyer. Por favor, use apenas o programa do beacon no circuito do beacon e um programa de keyer no circuito keyer, ou  pode resultar em danos para o chip!

Os parâmetros do beacon são os seguintes:

  • Pausa inicial 1-15 (segundos) antes que a mensagem começa
  • A mensagem de beacon (até várias dezenas caracteres CW)
  • Quantas vezes a mensagem é repetida (15/01)
  • Pause finais 15/01 (segundos) depois que a mensagem termina
  • Duração transportadora 1-255 (segundos)
  • CW velocidade 1-255 (ppm)
  • CW peso 2,0-4,0 (passo 0.5)
Todos estes parâmetros são estabelecidos antes da fase de programação de chips, mas, como calcular todos estes parâmetros? Você só precisa usar o meu programa bcnprom.exe, que está incluído no arquivo ZIP da distribuição. Você especifica o cristal que está usando e todos os outros parâmetros, bem como a mensagem do beacon e o programa irá mostrar-lhe o conteúdo dos 64 bytes da EEPROM e também vai armazenar esses bytes diretamente no arquivo HEX (atualmente beacon11.hex).
E, claro, aqui está o pacote: beacon14.zip . 
Versão 1.4 do bcnprom expande o conjunto de caracteres utilizáveis ​​na mensagem de beacon, acrescentando os seguintes sinais, alguns dos quais foram introduzidos em 2004 na Morse internacional código: @! E ñ "æ $ . 
Além disso agora os caracteres ï ¿½ e ï ¿½ usam dois códigos Morse diferentes.




Fonte: web.tiscalinet.it/vcoletti/pic/keyer/beacon.html
© 2009-2016, Área RF. Todos os direitos reservados.

Esquema de Transmissores para FM AM TV Radioamador Radioamadorismo Mike de Ganho Comprar Moduladores de Audio Filtros passa-baixa passa-alta passa banda Amplificador Linear 1kw Abertura de Rádios VHF UHF Manutenção PX Faixa do Cidadão Assitência Técnica em São Paulo Capital Santa Ifigênia Acoplador de Antena Fonte de Alimentação Projetos Antenas RIB
Universal Projeto Diagrama Esquema Interface Motorola Propagação VHF UHF HF Manuais de serviço Download Mods

Voltar ao TOPO