Amplificador Linear de Baixa Potência para FM 88-108 MHz

Este Amplificador Linear usa um transistor NPN comum de RF chamado 2SC1970. Você também pode usar outros transistores como 2N4427 e alguns outros. Confira datasheets para ver qual a potência máxima que o transistor pode dar. 2SC1970 terá 1.3W e o 2SC1971 até 6W. A maioria dos transistor tem um ganho de potência de 10dB significando 10 vezes mais potência.

Esta é a razão por que você tem que usar vários estágios para ter um transmissor potente. Nesta construção nós estamos trabalhando com potência mais alta e você deve tomar cuidado com o transistor. Uma carga fantasma de 50 ohm DEVE ser usada durante os testes, ou o transistor final queimará. Uma antena pode ser usada mas a antena deve ser feita corretamente ou o transistor queimará.





Componentes e Esquema
Em todo o sistema de RF e especialmente em amplificadores de RF, é muito importante ter uma fonte de alimentação estável e ter certeza que não haverá nenhuma fuga de RF no fio de alta tensão. O Capacitor C12 e C13 estabilizarão a alimentação do circuito. L1, C10, C11 e L3 com C8, C9 também impedirá o RF de escoar fora para o linha de alimentação, oscilação ou perturbações. L1 e L3 devem ser de ferrite ou indutores de aproximadamente 1 a 10 uH.




O transistor Q1 agirá como um amplificador mais brando, para não carregar muito o próximo estágio. A entrada do sinal de RF passa por C1 e F1 que é uma bobina com núcleo de ferrite onde há pouco transcurso do fio. F1 com C2 agirá como um casador de impedância para Q1. F1 pode ser substituído por uma bobina como L4, mas em meu teste achei eu que as bobinas com núcleo de ferrite deram melhores desempenhos. L2 é um componente crítico e qualquer bobina de 2-10uH fará o trabalho. Q1 aumentará o sinal de entrada de 50mW para aproximadamente 200mW. Q1 pode aumentar muito mais, mas não precisa porque 200mW são o suficiente para o transistor final. Se você quer potência mais alta, você pode diminuir o valor do resistor R2.

Se você observar o transistor Q2, você também verá uma bobina com núcleo de ferrite F2 da base para o emissor. Estas bobinas com núcleo de ferrite são para ajustar a zero a voltagem DC e ter uma impedância alta para sinais de RF. Eu fiz a bobina com 4 voltas num pequeno ferrite. Você pode substituí-la por uma bobina com núcleo de ar com núcleo de ar de 1uH ou mais.

C4, C5 e L4 forma um casador para o transistor. Não se pode fazer muita coisa nesta etapa... Na saída final do transistor Q2 você encontrará 2 bobinas L5 e L6.
Junto com C6 e C7, eles formam uma unidade de impedância para a antena e também para o transistor.

Placa de Circuito Impresso (PCI) -
Download
Abaixo você verá um uma imagem que mostra a posição de todos os componentes na mesma placa.
Esta imagem é como ver a placa real, como se deve olhar quando você for soldar os componentes.





* * *
Visitantes desde Jan/2009
Esquema de Transmissores para FM AM TV Radioamador Radioamadorismo Mike de Ganho Comprar Moduladores de Audio Filtros passa-baixa passa-alta passa banda Amplificador Linear 1kw Abertura de Rádios VHF UHF Manutenção PX Faixa do Cidadão Assitência Técnica em São Paulo Capital Santa Ifigênia Acoplador de Antena Fonte de Alimentação Projetos Antenas RIB Universal Projeto Diagrama Esquema Interface Motorola Propagação VHF UHF HF Manuais de serviço Download Mods

Voltar ao TOPO