Antena Yagi 9 elementos 50Mhz (6 metros) e pré-amplificador de mastro


POR ZS2FM BOSCH MIKE

*** Primeiro publicado em Rádio ZS, abril / maio 1985 ***

Um sistema de antena eficiente é um pré-requisito para uma operação bem-sucedida em seis metros. A maioria dos radioamadores começam com uma yagi de quatro elementos, que é mais adequada para a propagação F2 quando os sinais são muito fortes. Mas quando se trata de propagação por dispersão meteórica e tropo, então os resultados poderiam ser melhores aumentando o ganho da antena. A figura 1 abaixo mostra um yagi longa de 9 elementos em um boom de 9.2m, que é eficaz em uma faixa de 50,0-51,5 Mhz e se cuidadosamente construída e ajustada, o ganho pode exceder 12dB com relação ao dipolo. A figura 1b mostra os detalhes do gama match e as linhas pontilhadas indicam que parte deve ser fechada em uma caixa de plástico resistente. Esta última também poderá abrigar o pré-amplificador de mastro descritos abaixo, bem como o relé (RLI).

 Figura 1: Long Yagi para 50Mhz

Outra abordagem seria empilhar duas, cinco em cinco ou até seis em seis yagis.  
Por leis Municipais em muitas cidades, o limite de altura máxima de um mastro de radioamador é de 40 pés (cerca de 12,5 m). Um sistema para 50Mhz deve ser erguido nesta altura ou até mais se for legalmente possível, para produzir radiação de baixo ângulo e, consequentemente, melhorar a transmissão e recepção. Por exemplo, se uma yagi passa de 8 a 12 metros haverá uma melhoria no desempenho de pelo menos 3dB. Outro benefício adicional seria a eliminação ou redução de qualquer possível RFI na vizinhança quando operar em potência alta.

Muitos radioamadores fazem uso do cabo coaxial modelo RG-8U para alimentar suas antenas para seis metros. Cabo mais fino, como o RG-58U deve ser evitado a todo custo, porque sua atenuação é considerável nas freqüências VHF. Diferentes marcas de cabos coaxiais podem ter perdas superiores aos indicados nos manuais. A 100 pés (30,5 m) de comprimento de cabo RG-8U poderia ter uma perda de 2 dB em 50MHz. Esta atenuação no cabo coaxial iria estragar a papel de baixo ruído de um pré-amplificador eficiente. É por esta razão que o uso de pré-amplificadores de mastro deve ser incentivada.




O pré-amplificador na Figura 2 utiliza um par combinado de FET's ECG 452, e é ideal para FM, uma vez que uma grande amplificação front end pode ser mais tolerada em FM do que em SSB.
Se desejar um pré-amplificador este poderá ser usado no interior da caixa de plástico, omitindo-se os relés de antena e alterar o circuito de saída, como indicado em linhas pontilhadas. Se o ganho for muito alto para um determinado tipo de receptor, então ele pode facilmente ser reduzido pela bobina L2 com uma resistência de baixo valor 2N, 2K ohms ou menos. Alternativamente um atenuador adequado, pode ser instalado na extremidade inferior do cabo coaxial próximo ao rádio.
As bobinas L1 e L2, compostas por 13 voltas de fio rigido bitola 20 (preferencialmente prateado) e 7 milímetros de diâmetro. L2 é aprovetada a 4 volta perto do terra. O choque de RF é feito com fio esmaltado nº 28 em todo o comprimento de um resistor de 1M 2 watt. C1 e C2, bem como o potenciômetro devem ser ajustados com o auxílio de um gerador de ruído para mínimo ruído e máxima sensibilidade consequente para a recepção de sinal fraco. Muitos radioamadores têm um conceito errado de ruído, pois não deve ser confundida com a quantidade de ruído que emana do alto-falante quando o volume está alto. Isto é a relação entre o ruído gerado na primeira etapa, incluindo o seu circuito de entrada e referência o qual é o nível a partir de uma determinada fonte de ruído fraco.

Mike ZS2FM Bosch
PO Box 16143


Port Elizabeth 6000
África do Sul




Tradução do texto: Área RF
Visitantes desde Jan/2009
Esquema de Transmissores para FM AM TV Radioamador Radioamadorismo Mike de Ganho Comprar Moduladores de Audio Filtros passa-baixa passa-alta passa banda Amplificador Linear 1kw Abertura de Rádios VHF UHF Manutenção PX Faixa do Cidadão Assitência Técnica em São Paulo Capital Santa Ifigênia Acoplador de Antena Fonte de Alimentação Projetos Antenas RIB Universal Projeto Diagrama Esquema Interface Motorola Propagação VHF UHF HF Manuais de serviço Download Mods

Voltar ao TOPO