Antena Móvel - Considerações na Instalação, Localização e Perdas

 A Instalação de Antenas Móveis.

 Ao selecionar uma antena móvel, há vários fatores que afetam significativamente o desempenho final da antena.

 Requisitos de ganho, tipo elétrico, disponibilidade do plano terra, estilo e posicionamento de montagem, tipo de cabo coaxial e classificações de perda, tamanho físico, aparência e ambiente adjacente são questões a serem tratadas para garantir o máximo desempenho na instalação de antena móvel.

 O tipo elétrico ou design da antena móvel é comumente referido em termos de seu comprimento de onda: 1/4 de onda, 1/2 onda, 5/8 de onda, etc.


 Cada tipo elétrico tem um padrão de irradiação específico a ser considerado ao selecionar uma antena móvel. 

 Por exemplo, o sinal irradiado de uma antena de 1/4 de onda é direcionado mais verticalmente, tornando-o ideal em ambientes urbanos onde os edifícios podem obstruir o sinal.
  
 Uma antena móvel colinear de 5 dB é projetada para direcionar o sinal mais para o horizonte.

 Este tipo de antena é ideal para regiões geograficamente planas, onde a cobertura de sinal é escassa.
 

  A disponibilidade do plano terra é outro fator crítico no desempenho de uma antena móvel que deve ser considerado ao determinar a localização e o tipo da antena.

 Os requisitos do plano terra variam de acordo com o tipo de antena móvel e a frequência de operação.
  
 Uma antena típica de 5/8 de onda em 150 MHz requer um plano de terra de pelo menos 106,68 cm de diâmetro.

 Em 450 MHz, é necessário um plano terra de 38,1 cm de diâmetro. Em 800 MHz, um mínimo de 20,32 cm é considerado suficiente.

 Em termos de montagem de antenas móveis em um veículo, há cinco locais gerais: teto, pára-lama dianteiro, pára-lama traseiro, porta-malas e vidro traseiro (embora outros locais de montagem em vidro possam ser usados).
  
 Destes, o centro do teto de um automóvel é considerado a melhor opção para instalar/por antenas móveis, seguido pelo centro da tampa do porta-malas, os parachoques e depois a montagem no vidro.

 Esta classificação é determinada pela quantidade de plano de terra proporcionada pelo posicionamento e afastamento da obstrução (isto é, a linha do teto).

 O centro do teto é considerado o local de montagem ideal, desde que o teto seja de metal.
 
 O diagrama abaixo ilustra a perda efetiva (em 800MHz) devido ao plano terra simétrico insuficiente.

Antenas Móveis Posições


01. Montagem Permanente - Centro do teto: 0,0 dB
02. Suporte Magnético - Centro do teto: -0,02 dB
03. Montagem Magnética - Canto do teto: -0,02 dB
04. Montagem no Vidro - Centro Superior: -0,5 dB
05. No Suporte de Vidro - Centro Médio: -1,2 dB
06. Montagem no Vidro - Centro Inferior: -3,0 dB
07. Montagem Magnética - Canto do Tronco: -3,4 dB
08. Suporte Magnético - Centro Tronco: -2,1 dB
09. Montagem Permanente - Centro Tronco: -2,8 dB
10. Montagem em Lábio Tronco - Centro Tronco: -2,8 dB
11. Suporte Magnético - Canto do Capô: -2,4 dB 


 Uma instalação bem sucedida

 Uma instalação bem-sucedida significa que todas as instruções do produto são lidas, as ferramentas certas estão disponíveis e as melhores práticas aplicadas.

 Abaixo estão algumas dicas para garantir que sua antena funcione conforme especificado.

 Montagens de NMO: Uma maneira de garantir o aterramento adequado do sistema de antena é limpar a tinta na parte inferior da superfície de montagem, como o teto ou o porta-malas, com uma lixa de grão médio ou outra por outros meios.

 O suporte de montagem NMO é projetado para “cortar” a tinta, no entanto, a espessura da tinta e o torque de montagem aplicado total podem tornar as condições em que o aterramento é insuficiente.

 O VSWR da antena montada é o principal indicador de que o aterramento é pobre.

 Suportes de vidro: Os suportes de vidro têm instruções muito específicas para preparar o vidro para uma antena de vidro e devem ser seguidos rigorosamente.

 As instruções mais importantes são limpar o vidro evitando produtos à base de amônia, a temperatura do vidro deve estar próxima à temperatura ambiente (25 graus), e após a instalação, o chicote deve permanecer desligado e o suporte seco por 24-72 horas.

 Ao preparar e instalar corretamente, você pode ficar tranquilo sabendo que sua antena não irá a lugar algum.

 Ajuste: Muitos usuários confiam que os gráficos de corte fornecidos com uma antena são absolutos. Deve ser reforçado que os gráficos de corte são diretrizes.

 O tamanho do plano terra (um carro versus uma van), os locais de montagem da antena (o teto versus o porta-malas) e até mesmo os tipos de montagem (montagem permanente no teto versus montagem magnética versus porta-malas) têm impacto na sintonia de uma antena.

 Usar o gráfico de corte com um medidor econômico de SWR ajudará a garantir que a antena seja sintonizada corretamente.
 
Visitantes desde Jan/2009
Esquema de Transmissores para FM AM TV Radioamador Radioamadorismo Mike de Ganho Comprar Moduladores de Audio Filtros passa-baixa passa-alta passa banda Amplificador Linear 1kw Abertura de Rádios VHF UHF Manutenção PX Faixa do Cidadão Assitência Técnica em São Paulo Capital Santa Ifigênia Acoplador de Antena Fonte de Alimentação Projetos Antenas RIB Universal Projeto Diagrama Esquema Interface Motorola Propagação VHF UHF HF Manuais de serviço Download Mods

Voltar ao TOPO